Ensinando com as motivações corretas

Ao pensarmos nos ensinamentos que desejamos passar para as crianças, sejam elas filhas ou filhos, netos ou netas, sobrinhos ou alunos, somos levadas por um senso moral a pensar em uma boa quantidade de valores universais que é desejável que todo ser humano pratique. Porém, existe para nós cristãs uma motivação maior por trás de todos esses ensinamentos. Fazer tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31


Você sabia que por trás de todas as nossas ações existe uma motivação?  E para você, importa que ela seja boa ou má?

Nossa motivação
Não devemos cessar de falar. Quando ensinamos valores para as crianças, seja em nossas casas ou igrejas, é necessário que peçamos a  Deus que sonde os nossos corações, e nos deixe conscientes das motivações por trás desses ensinamentos. Em seu livro "Você não precisa de um chamado missionário" Yago Martins, chama atenção para as motivações por trás das nossas ações, ele diz que "Infelizmente, nós frequentemente temos a sensação de que, se estivermos fazendo algo bom, então nossas motivações estão acima de qualquer questionamento. Muito pelo contrário. Não há melhor lugar para esconder nossas más motivações do que no serviço ao próximo." (p.30)

Com a ajuda de Deus precisamos firmar o coração da criança em ensinamentos corretos. Temos de satura-las com uma visão bíblica sobre tudo aquilo que as cerca. Falar para elas uma porção de regras a seguir, sem mostrar-lhes os benefícios de cumprir a vontade de Deus, torna-se vazio de significado, torna-se algo sem louvor a Deus. Não queremos formar crianças moralistas, queremos formar crianças virtuosas no presente, e também futuros homens e mulheres virtuosos.  

De uma forma maravilhosa, o salmista Asafe afirmou que as crianças precisam conhecer as maravilhas do Senhor, "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobrimos aos nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez." Salmo 78:3-4.

Ajustando os ensinamentos

Devemos ensinar as crianças o amor, o amor que de Deus recebemos:
"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" 1 João 4:8

O respeito a todos e principalmente aos mais velhos deve ser praticado porque antes a Bíblia nos instrui assim:
"Ouve a teu pai, e não desprezes a tua mãe, respeite-a quando vier a envelhecer" Provérbios 23:22

As crianças devem ser honestas porque a Bíblia nos aponta assim: 
"Feliz é o homem que empresta com generosidade, e que com honestidade conduz os seus negócios." Salmos 112:5

Elas devem viver em paz pois essa é a vontade de Deus:
"Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz" Romanos 14:19

Fiquemos alertas! Todos esses valores foram deturpados na queda do homem, consequentemente as crianças não conseguirão cumpri-los de modo que agrade a Deus, se antes não tiverem consciência que esta é a vontade dele.

Encerro este breve texto com mais um relato do livro do pastor Yago Martins, "Motivação é aquilo que nos leva a fazer algo, é o que nos vem a mente, passa pelo coração e nos leva a agir de determinado modo". (p.25)

Abraços!








Comentários