Três advertências- Reflexões no livro Pescadores de Crianças

Olá! Dando continuidade as nossas postagens inspiradas no livro Pescadores de Crianças de Charles Spurgeon, hoje iremos falar sobre algumas advertências que o autor têm para nós no capítulo 12.

Durante a nossa caminhada no ministério com crianças, em meio a tantos programas e afazeres quase não paramos para avaliar nosso ensino. Ao responder em nossa mente a perguntas simples como: Hoje a minha aula foi eficiente e eficaz? As crianças conheceram algum atributo de Deus? Percebemos que nem sempre estamos preocupados com a produtividade espiritual de nossas aulas. Essas e outras perguntas deveriam estar sempre rondando as nossas mentes, para que estejamos sempre alertas ao tamanho da responsabilidade que temos diante de nós. 

No capítulo 12 de seu livro, Spurgeon nos faz três advertências quanto ao nosso ensino. 

A primeira delas: lembre-se de quem você está ensinando
Você a de concordar comigo, que qualquer pessoa é capaz de olhar para uma criança e dizer que nela está o futuro do nosso país, e olhe que essa pessoa pode nem estar preocupada com o seu lado espiritual. Isso soa como um alerta bem maior para nós. Quanta responsabilidade há em ensinar as crianças. "Você ensina crianças que não tem a opção de ir a outra parte. Se você as ensina de maneira errada, ela crê em você, se você ensinar heresias, ela as recebe; o que você lhes ensinar agora, será lembrado." (p.91)
Não é fácil estarmos sempre alertas, eu sei, más nós temos de nos conscientizar que as crianças estão nos observando, nos as ensinamos com palavras, e muito mais com atitudes. Certo autor falou que fica difícil a criança acreditar no Jesus de amor que nós pregamos, se nós somos uns carrancudos com elas. 
A segunda: é lembre-se também que você está ensinando para Deus
"Em assuntos espirituais eu lhe rogo, tenha muito cuidado com a maneira como você o dirige. Tenha cuidado para ensinar somente a verdade, só a verdade." (p.93) "E tudo quanto fizerdes, fazei de todo o coração, como ao Senhor" Colossenses 3:23. Saber que o nosso trabalho é para o Senhor deveria mudar nossas ações. Já houve dias em que somente a certeza de saber que o meu serviço seria para o Senhor foi o suficiente para que eu negasse minhas preguiças e seguisse em direção a mais uma aula. Saber que o meu serviço é para o Senhor me faz enfrentar empecilhos que aparecem ao longo do caminho. 
A terceira é: lembre-se de que suas crianças precisam de ensino
"Venham, meus filhos, ouçam-me e eu lhes ensinarei o temor do Senhor" Salmos 34:11. As crianças precisam de ensino, assim como jovens, adultos e idosos também precisam. A infância é a fase em que melhor aprendemos, decoramos, temos vontade de descobertas. Que saibamos aproveitar as oportunidades com sabedoria.

Bem, em mais um capítulo, Spurgeon com tanta sabedoria nos exorta a exercer com mais dedicação o trabalho com crianças. Por hoje é só, fique atenta para aproveitar cada postagem que abordará um pouquinho mais sobre esse livro maravilhoso. Sugiro que se você tiver a oportunidade, o adquira, valerá muito a pena. 

Até Breve.
Abraços. 

Comentários