Sete requisitos indispensáveis para uma boa aula

Olá, essa postagem é um resumo de um capítulo do livro "Excelência no trato com crianças" de Gilberto Celeti. Nesse capítulo o autor nos mostra os sete "e" de um excelente professor. Vamos conferir.

01. E- Expectativa
A expectativa do professor logo no início do preparo da lição é muito importante. Há aqueles que ao checar o tema de sua aula, já pensam: "De novo essa história de Daniel na cova dos leões", por outro lado, o professor com uma boa expectativa pensará: "Que ótimo, não vejo a hora de transmitir essa lição, dessa vez enfatizarei a soberania de Deus." Essa atitude negativa acontece pois há professores que não tem esperança de ver mudanças na vida de seus alunos. Cheque suas expectativas.

02. E- Esforço
Sabemos que o ministério infantil demanda muito esforço. O tempo de preparo da lição exige muita dedicação. Sem um bom preparo e esforço, dificilmente apresentaremos um ensino eficiente.

03. E- Evangelismo
Ao preparar um lição é preciso verificar a possibilidade de explicar durante a lição as verdades das mensagem do evangelho da salvação. Há situações na vida dos personagens que são oportunas para a apresentação do plano da salvação.

04. E- Ensino
Cada aula deve ser uma oportunidade para o crescimento das crianças em sua vida cristã. É importante que o professor mostre um ensino com aplicações práticas para o seu dia a dia.

05. E- Estratégia
Devemos procurar estratégias para atrair a atenção dos alunos. Preparar o esboço da lição é uma boa opção. Uma boa estratégia é planejar um começo de lição promissor e bem vivo. É bom lançar uma questão problema no inicio que será solucionada no final. Durante o andamento da lição o professor vai consultando seu esboço para não esquecer nenhuma informação.

06. E- Estilo
O modo como o professor se porta em sala de aula diz muito sobre o seu estilo, o modo como manuseia a bíblia ou se comporta fora de classe também falará muito sobre seu estilo. O professor usará todos esses pequenos detalhes para reforçar seu ensino.

07. E.Espírito Santo
O professor excelente é aquele que faz toda a sua parte e compreende que sem o Espírito Santo não conseguirá bons resultados. Ore pelo preparo, por seus alunos e por sua aula.
Que o Senhor nos ajude a realizar um bom trabalho para a sua Glória.

Abraços.
Ate Breve!

Comentários